Categories
Blog Comportamento Entrevista Web

Edney Souza, Blogueiro

Esta é uma das entrevistas, que surgiram como conseqüência direta do meu Post sobre a Blogosfera (sic!) Brasileira e suas motivações.

O Edney Souza foi um dos primeiros a levar "mais a sério" os Blogs pelas nossas bandas.

Caparica:
Quando você começou a "blogar", qual era a sua motivação?

Edney:
Dividir conhecimento, muita gente me perguntava como fazia isso, como fazia aquilo, em qual site eu achava tal informação, que programa eu usava pra fazer tal coisa… Um motivação paralela tb era ter uma resposta curta para todas essas perguntas: procura no meu site, já falei disso lá.

Caparica:
Hoje em dia, quais são as suas motivações? Você faz um post novo com o mesmo intuito de compartilhar o conhecimento de antes, ou o objetivo é buscar o "Lucro" atraindo visitantes para o domínio?

Edney:
Antes eu escrevia quando ‘me dava na telha’, ou quando me ‘pentelhavam sobre um determinado assunto’, hoje eu procuro assunto em todos os cantos por onde passo, eu sinto um certo compromisso/responsabilidade com o leitor que está atrás de novidades e se acostumou a encontrá-las no meu blog, muitos dos meus leitores são escritores e acabam linkando os artigos que escrevo em seus sites/blogs, isso atrai visitantes naturalmente e consequentemente lucro.

Por outro lado, constantemente eu desenvolvo algumas ferramentas no site onde o objetivo principal é atrair audiência que me sustente, a seção de testes e loterias são bons exemplos que rendem uma boa audiência/lucro, eu divido meu tempo entre escrever e desenvolver, eu até poderia viver apenas de escrever mas para o mercado que eu alcanço atualmente eu não teria a mesma renda que eu tinha quando era gerente de sistemas por exemplo. E eu gosto muito de desenvolver, é minha ocupação desde os 14 anos e é algo que eu faço por prazer simultaneamente.

Eu evito participar de hypes apenas por participar, é provável que as pessoas estejam procurando notícias sobre o acidente da obra do metrô, eu não escrevi nada pois foge completamente do assunto do meu blog (internet/tecnologia), e quando participo do hype eu tento compilar o máximo de informação possível e eventualmente acrescentar minha opinião caso eu acredite que ela acrescenta algo. A idéia não é fazer apenas mais um post, mas continuar com a filosofia do início das coisas, compartilhar conhecimento.

Caparica:
Como você encara a questão do uso desenfreado de técnicas de SEO (não é o seu caso, relaxe!) e o impacto negativo que isto pode ter na credibilidade de um Blog? 

Edney:
A maioria dos blogs que está usando as ‘técnicas de SEO’ de forma desenfreada em breve vai entrar em competição com um número muito grande de outros blogs que escrevem sobre os mesmos assuntos, com o tempo o Google passa a identificar um padrão e penaliza este tipo de prática, a maioria deles não passou pelo efeito Sand Box tb, onde o Google te joga numa espécie de geladeira por alguns meses e você recebe apenas metade (ou menos) do tráfego que recebia normalmente.
 
Quanto a credibilidade, isso se constrói citando fontes confiáveis e emitindo opiniões que se mostram válidas a médio prazo, não creio que isso afete a credibilidade, no máximo vai afetar a visitação que tende a começar com volumes impressionantes vindo de buscadores e depois despencar.

Caparica:
A quanto tempo você passou a encarar o seu Blog como um empreendimento?

Edney:
Em meados de 2003 eu comecei a colocar anúncios no blog para pagar a hospedagem, no começo de 2004 eu comecei a acreditar que poderia ter uma fonte de renda interessante com o blog, em agosto de 2005 eu passei a dedicar 100% do meu tempo ao blog.

Caparica:
Você consegue estabelecer perspectivas para o seu blog nos próximos anos?

Edney:
Sim, tenho vários planos/projetos para o blog nos próximos anos, porém prefiro não comentar sobre eles 😛

Caparica:
Ok! 😀
Como você mesmo já sinalizou, um dos seus diferenciais é justamente disponibilizar também ferramentas/sistemas que contribuam com o blog/site. Devo assumir aqui que "o segredo é a alma do negócio", certo?

Edney:
Na escala da evolução de ‘atratividade’ eu classifico:
 
3º Notícias -> Qualquer um pode publicar ou republicar uma notícia, é só relatar o que aconteceu, acaba ganhando mais atenção quem adiciona mais informações/dados a notícia.
 
2º Opiniões -> Emitir opiniões é relativamente simples, opiniões que façam sentido e que as pessoas respeitem é mais complicado, depois de que você dá algumas ‘bolas dentro’ já começa a ganhar mais atenção.
 
1º Ferramentas -> Bem, pra criar uma ferramenta é preciso saber desenvolver, para essa ferramenta se tornar popular é necessário conhecer os usuários e ter um bom meio de divulgação, graças ao blog eu conheço cada vez melhor os usuários e possuo um ótimo meio de divulgação, e felizmente pra mim nem todo mundo pode desenvolver código o que torna as ferramentas algo mais ‘exclusivo’.
 
No desenvolvimento o segredo é a alma do negócio porque existem muitos desenvolvedores bons por aí, e geralmente quem desenvolve primeiro acaba ‘marcando um território’, criatividade e pioneirismo são fatores decisivos nesse caso.

Caparica:
Que parte da "Atividade de Blogar" te proporciona mais prazer?

Edney:
Ser referenciado em outros blogs/sites, quando alguém linka espontâneamente algo que eu escrevi me mostra que estou no caminho certo. 🙂