Categories
Educação Education

Teoria do Desenvolvimento e Aprendizagem de Vygotsky

A teoria de Vygotsky é sobre o papel do social no desenvolvimento mental.

Algumas anotações soltas e superficiais sobre um tema bastante complexo…

Vygotsky

A teoria de Vygotsky tem em vista o papel do social no desenvolvimento mental. Um exemplo disso é o papel da educação, do professor e da aprendizagem. Descrevendo assim as funções psicológicas superiores, como a auto-observação, a intencionalidade, o planejamento, a capacidade de pensamento abstrato e a meta-cognição o que possibilita o indivíduo ser capaz de pensar sobre seu próprio pensamento.

As bases de sua teoria mostram que as funções psicológicas fundamentam-se na atividade cerebral, assim como, a cultura, que faz parte da natureza humana através de um processo histórico. Assim o que nos torna humano é o poder de usar instrumentos simbólicos, os símbolos então seriam mediadores quando nos expressamos. Dessa forma, atingimos o processo de internalização possibilitando-nos transformar marcas externas em processos internos de mediação.

Em sua teoria a linguagem é capaz de transformar os rumos de nossa atividade. Deste modo, ao aprendermos uma linguagem em nosso meio, mudamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento. No desenvolvimento de uma criança, por exemplo: a fala interior desenvolve-se mediante o acúmulo lento de mudanças estruturais e funcionais, tornando-se estruturas básicas de seu pensamento. A linguagem assume a função de refletir o mundo exterior, planejar e determinar o curso de uma ação.

Vygotsky divide seu modelo genético em quatro planos:

  • Filogênese refere-se ao desenvolvimento de uma espécie, através do conjunto de experiências dos seus ancestrais, que afetam as gerações vindouras.
  • Ontogênese refere-se ao desenvolvimento relativo ao desenvolvimento natural de um organismo, desde seu nascimento até a fase adulta.
  • Sociogênese é o tipo de desenvolvimento mais abrangente, que envolve toda a história da espécie, levando em conta seus aspectos culturais e sociais. Este tipo também é conhecido por desenvolvimento sócio-histórico.
  • Microgênese é o tipo de desenvolvimento imediato e que age na individualidade de cada ser.

A teoria de Vygotsky focaliza o desenvolvimento cognitivo como resultado da interação social, diferente de outros teóricos como Piaget, que traz apenas o enfoque individual. Vygotsky trabalha numa perspectiva interacionista, ou seja, o conhecimento nem é inato, nem tampouco recebido pronto e acabado, é construído num contexto histórico sócio-cultural. E isto se dá exatamente através das interações sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.