Alien e Predador…

Depois de ver – faz tempo: Junho, o ano passado – Prometheus no cinema [em 3D e com legendas] e me incomodar bastante com vários coisas ‘fora do lugar’, precisava deixar notado para futuras referencias. No início desta semana, vi novamente o filme na Sky… Vendo as minhas anotações novamente, vejo que pouca coisa (nada?) mudou na minha percepção do filme.

Alerta: O texto abaixo, apesar de absurdamente resumido, contém “Spoilers” para quem não viu todos os filmes.

alien

Alien, de 1979 conta a história da tripulação da USCSS Nostromo, que ao investigar um sinal de socorro em LV-426 no ano de 2122, encontra uma enorme+antiga+misteriosa nave alienígena e tem um dos seus tripulantes atacados e infectados por uma forma de vida alienígena desconhecida.

Como resultado desta infecção, um bebê alien fatalmente explode as entranhas do tripulante infectado, deixando o restante da tripulação com a difícil tarefa de lidar com o monstro alienígena. Ao final, o monstro alien e malvado chuta todas as bundas e apenas uma tripulante – A Ellen Ripley – (e um muito sortudo felino) escapa com vida depois de matar o alien e entrar em uma câmara criogênica.

Em Aliens, de 1986 a história de Ripley continua 57 anos depois, quando Narcissus – o módulo de fuga onde estava sua câmara criogênica – é resgatado.

Após ter de dar explicações aos seus antigos patrões (Weyland-Yutani Corporation) sobre os prejuízos que ficaram após seu “primeiro contato” com o monstro Alien do filme anterior, Ripley fica sabendo que há cerca de 20 anos uma colônia humana foi estabelecida no mesmo lugar onde antes ela esteve em maus lençóis.

Obviamente quando as coisas começam a ficar feias pros colonos em LV-426, a primeira pessoa que chamam pra ajudar a investigar é a Ripley. E ela – otária – aceita participar de uma missão militar de salvamento que só poderia dar errado.

Depois de descobrir que quase todos (uma azarada garotinha sobreviveu ao episódio!) os colonos foram mortos e/ou infectados pela forma de vida alien, a questão passa a ser a luta pela sobrevivência. Ao final, Ripley, Hicks – um dos militares – e a garotinha azarada fogem de LV-426 e entram em suas câmaras criogênicas (novamente!), e quase tudo dá certo…

Em Aliens 3, de 1992, as desventuras de Ripley continuam. Logo no início é revelado que junto com Ripley, Hicks e a garota azarada havia um dos monstrinhos. Este monstrinho faz das suas e – entre outras coisas – termina causando a queda da nave num planeta-prisão masculina de segurança máxima, deixando apenas “viva” apenas a Ripley. Depois de muita correria e muito sub-texto existencial, Ripley se joga numa fornalha na tentativa de impedir que a Weyland-Yutani tenha acesso a material genético da forma de vida alien. Detalhe: No tempo em que estava hibernando, antes de cair no planeta-prisão, antes mesmo do filme começar, ela já havia sido infectada e carregava em suas entranhas uma Alien Queen.

Em Aliens Resurrection, de 1997, quem estava com saudades da Ripley se dá bem. Quem preferia que ela continuasse descansando em paz, se dá mal. Em 2380 (258 anos depois dos eventos do primeiro filme) a Weyland-Yutani, consegue clonar e cultivar em laboratório tanto a Ripley quanto a Alien Queen que ela carregava em suas entranhas antes de se matar no filme anterior. Claro, antes de acertarem a mão, tentaram e erraram 7 vezez… O processo não é 100% perfeito e tanto a Ripley quanto a Alien Queen não são iguais as suas versões originais. Esta nova Ripley tem sangue ácido e esta nova Queen não bota apenas ovos como as anteriores. É uma confusão de Oviparidade e Viviparidade muito tensa.

O filme termina com mais papo existencialista e a Ripley hibridizada com DNA Alien salva a Terra da invasão-aniquilação Alien. Ou algo muito próximo disto.

Em Prometheus (2012), Ridley Scott, o diretor do primeiro filme, volta – para a franquia e – ao ano de 2093, 29 anos antes dos eventos do primeiro filme, para narrar os eventos relacionados com uma expedição “tumultuada” à Lua LV-223.

Obs:

Muita calma nesta hora! Observem com atenção que LV-223 de Prometheus não é o mesmo LV-426 de Alien, o 8º passageiro. Diferente do que muita gente pensou…

O filme basicamente dá um “reboot” na franquia, deixando já como certa – pelo menos – uma sequência para 2015 e trazendo muito mais dúvidas e perguntas novas do que boas respostas para as velhas perguntas. Sem falar que joga no saco a falsa segurança de antigas ‘certezas‘ sobre este universo ficcional…

Na minha opinião, é uma pena. Aparentemente preferem desconstruir a mitologia já criada, no lugar de criar algo novo tomando isto como base. Não explica muito sobre o universo da franquia e introduz mais complexidade. Não considero uma boa forma de “ir adiante“. Sem falar que introduz alguns elementos (o líquido preto, por exemplo.) à trama que confundem ainda mais as coisas. (Ver Black Oil, de X-Files).

predator

Predador é uma outra franquia de Syfy que envolve Alienígenas aprontando todas e tal. Particularmente, gosto das duas franquias. Mas esta eu sempre levei muito menos “a sério”, por entender que está mais próximo do gênero de ação, com tiroteios gratuitos e pancadaria de sobra, do que um filme verdadeiramente fundamenta em ficção científica, Hard ou Soft

Predator, de 1987. Uma equipe de soldados, em missão em uma floresta na América Central, são caçados por um guerreiro extra-terrestre. Com o Arnold Schwarzenegger ainda em boa forma. Um Clássico moderno.

Predator 2, de 1990. Em meio a uma disputa territorial de gangues, um alienígena persegue os cidadãos de Los Angeles. Com Danny Glover como o veterano Tenente da Polícia de Los Angeles, Mike Harrigan.

Predators, de 2010. Um grupo de soldados de elite são caçados pelos membros de uma raça alienígena, num planeta desconhecido. Com Alice Braga e Adrien Brody, formando uma improvável(?!) dupla de soldados assassinos de alto nível e também um rascunho de par romantico.

Alien vs. Predator, de 2004,

Alien vs. Predador: Requiem, de 2007,.


Na ordem de lançamento nos cinema:

  1. Alien, 1979.
  2. Aliens, 1986.
  3. Predator, 1987.
  4. Predators, 1990.
  5. Alien 3, 1992.
  6. Alien Resurrection, 1997.
  7. Alien vs. Predator, 2004.
  8. Alien vs. Predador: Requiem, 2007.
  9. Predators, 2010.
  10. Prometheus, 2012.