Categories
Blog Comportamento Entrevista Web

Expedito Paz, Blogueiro

Esta é uma das entrevistas, que surgiram como conseqüência direta do meu Post sobre a Blogosfera (sic!) Brasileira e suas motivações.

Conheci o Expedito Paz (Expe) logo nos meus primeiros dias de internet. Trocamos nossas primeiras idéias em listas de discussão. O que provavelmente foram as nossas primeiras experiências em listas ainda em 1996. Bem depois disto chegamos a trabalhar juntos numa produtora Web onde a amizade se consolidou de vez. 

Caparica:
Quando vc começou a "blogar", qual era a tua motivação?

Expedito Paz:
Minha motivação quando comecei a escrever no blog, em 2001, era ter mais um espaço pra escrever meus textos, só isso. Nada de querer ser famoso ou coisa
do gênero.

Caparica:
E hoje em dia, quais são as suas motivações? Mudou alguma coisa na maneira como você encara essa atividade?

Expedito Paz:
Mudou um pouco… não tenho mais tanta vontade de escrever. Tanto que às vezes eu deixo o blog por dias parado. Quando dá vontade de escrever algo ou vejo alguma notícia que valha a pena, eu vou e coloco lá. E vez por outra tenho uns surtos e escrevo cinco, seis posts seguidos…

Caparica:
Como vc encara a questão do uso desenfreado de técnicas de SEO para atrair visitantes através dos mecanismos de busca e o impacto negativo que isto pode ter na credibilidade de um Blog?

Expedito Paz:
Estranha, porque isso torna o ato de escrever um blog um negócio. As visitas passam a importar em quantidade, e não se elas foram parar lá porque queriam ler mesmo sobre o que você escreveu.

Você passa a não saber se fulano escreveu sobre aquilo porque gosta, porque quer, ou só porque "precisa" de visitas pra ganhar dinheiro com isso.

Caparica:
Em algum momento você já pensou em encarar o seu blog como um empreendimento?

Expedito Paz:
Não, nunca.

Caparica:
Qual sua opinião a respeito desta prática?

Expedito Paz:
Se o cara acha que tem bala na agulha (ou seja, acha que tem público fiel e "formador de opinião") pra conseguir viver de blog sem apelar pra estratégias escusas, acho válido.

Caparica:
Fora o Make It Happen, você já teve ou participou de algum outro blog?

Expedito Paz:
Eu ainda participo do "Eu odeio galvão bueno", e já participei de um blog coletivo de cinema, há uns dois anos.

Caparica:
Nestes outros blogs, há de alguma maneira algum interesse de quem participa em fazer dinheiro com estes blogs?

Expedito Paz:
No "Eu odeio galvão bueno", ainda bem, ninguém nunca pensou em ganhar dinheiro com o site. Já é uma briga pro povo pagar as taxas anuais de domínio e servidor… imagine se rendesse alguma coisa? Seria uma briga enorme pra rachar a grana.

Caparica:
Você consegue estabelecer perspectivas para o seu blog nos próximos anos?

Expedito Paz:
Vai continuar na mesma… em certos períodos vou escrever mais, em outros, escrever de menos. Mas grandes mudanças, não.

Caparica:
Que parte da "Atividade de Blogar" te proporciona mais prazer?

Expedito Paz:
O retorno dos poucos leitores que tenho 🙂 é bacana e faz bem pro ego receber elogios por alguma coisa legal que você tenha escrito.