Categories
Design Keep the Faith Metodologia Rhetoric Science

Metodologia e Pesquisa Científica

 

Este é um texto mais ou menos arrumado que eu tenho aqui guardado já a muito tempo… Mesmo sem considerá-lo 100%, vai pro ar.

Depois de já passado algum tempo, acredito que já consiga falar do assunto sem soltar piadinhas.

Começando do começo – pra falar de Metodologia e de Pequisa científica – primeiro temos de entender o que é esta tal Ciência

Ciência, diz respeito a um processo investigativo, focado na descoberta da verdade. Ou a uma ‘massa’ de conhecimento reunida por esta investigação.

Mas o que é "Conhecimento" mesmo?

O Conhecimento, lá na Wikipedia, é o "conjunto das descrições, conceitos, teorias, hipóteses, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros". Apesar de deixarem claro que o conceito de conhecimento não se limita apenas a este conjunto, me é um pouco incomodo perceber que não levam em consideração – pelo menos isto não está sendo declarado – a idéia de que a utilidade e a veracidade das coisas são relativas.

Enfim, vamos em frente…

A Ciência seria o conjunto de conhecimentos que incluem verdades gerais obtidas e testadas através de um método científico. O método científico, por sua vez, é um conjunto de regras básicas para se conduzir um experimento ou uma experiência, com o objetivo de produzir conhecimento, bem como evoluir ou corrigir conhecimentos previamente estabelecidos. Fundamenta-se em reunir evidências baseadas na lógica e na razão.

São características do método científico, entre outras coisas: A proposição de hipóteses para esclarecer fenômenos; O uso de experimentos que busquem confirmar estas hipóteses; A formulação de teorias; a necessidade de objetividade no processo; A busca por imparcialidade por parte do pesquisador.

No método científico, se espera que exista documentação de todo o procedimento metodológico – e não apenas dos dados ou resultados obtidos – para que a confiabilidade dos resultados possa ser garantida e que os experimentos possam ser reproduzidos por outros pesquisadores.

Toda hipótese deve permitir ser refutada. Mesmo que exista consenso sobre uma hipótese ou teoria, é necessário manter a possibilidade de que esta possa ser negada. É a falseabilidade, – uma das características mais importantes do método científico – que está ligada a idéia de uma teoria nunca é definitiva.

É possível listar três estados de validade para uma afirmação dentro do conhecimento científico. A cada uma delas, podemos perceber uma evolução na que lhe precede:

Hipotótese
Uma suposição admissível, uma teoria provável mas ainda não demonstrada. Explicações hipotéticas fundamentadas nas observações e nas medidas.
Tese
Quando uma hipótese passa a ser suportada por fatos, porem sem ser ainda confirmada ou testada por pesquisas independentes.
Teoria
A organização de idéias e conceitos que explicam um conjunto de fenômenos (ou leis) que podem ser testado por meio de experiências reprodutíveis.

Acredito que este meu texto – que na verdade não passa de uma (re)organização de idéias – pode ser bastante útil pra quem está entrando no universo da pesquisa científica. E talvez até caiba bem neste momento um glossário rápido com alguns outros termos que são relacionados com todo este assunto.

Verdade
"É a realidade, como ela é." Mas há quem afirme que uma mentira repetida por muitas vezes passe a virar uma verdade. [:P]
Modelo
É a descrição de algo, uma abstração, especificamente algo que possa ser usado para elaborar hipóteses que possam ser verificadas por experimentos ou observações. Ex: Modelo Atomico de Bohr.
Lei
No sentido cientifico, seria uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com uma certa regularidade. Seria o enunciado de uma verdade científica, assim compreendida no âmbito de um paradigma científico. Ex: Primeira Lei de Newton.
Paradigma
A representação de um padrão de modelos a serem seguidos. Um conhecimento que origina o estudo de um campo científico. Uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
 

Quem puder acrescentar algo, pode mandar ver no espaço para comentários.

Outras fontes?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.