Categories
Cultura Jogos

Tetris: um jogo.

Talvez um dos primeiros Jogos Casuais… Mas não é só isso.

Tetris é um jogo eletrônico que já conquistou muitos corações desde a sua criação em 1984 pelo designer de jogos russo, Alexey Pajitnov.

Talvez um dos primeiros Jogos Casuais, em Tetris o objetivo do jogador é encaixar blocos de diferentes formatos em um campo de jogo, de forma a criar linhas completas sem deixar espaços vazios. Quando uma linha completa é formada, ela desaparece, e os blocos acima dela descem, abrindo espaço para novas peças.

Lançado em 2023 o filme Tetris conta a história de como um dos videogames mais populares do mundo chegou aos jogadores de todo o mundo. O empresário Henk Rogers e o inventor do Tetris, Alexey Pajitnov, unem forças na União Soviética, arriscando tudo para levar o Tetris às massas.

Sim… Recomendamos! O filme foi uma grata surpresa com um ritmo muito bom e humor na medida certa.

Mas não são apenas a história e a jogabilidade viciante que fazem do Tetris um jogo tão interessante. Há também uma forte base matemática por trás dele. Por exemplo, as peças de Tetris são formadas por quatro blocos unitários, o que significa que há exatamente sete combinações possíveis de peças que podem ser criadas a partir disso.

Outra característica matemática do Tetris é a sua aleatoriedade. As peças são sorteadas de forma aleatória, o que significa que nunca se sabe qual será a próxima peça a ser jogada. Por isso, é importante ter uma estratégia para lidar com diferentes situações

Para sempre vencer o Tetris, é preciso ter habilidade e estratégia. Algumas dicas interessantes no video abaixo:

Outras dicas importantes para quem quer dominar este jogo clássico seguem abaixo.

  1. Priorize completar linhas: o objetivo principal do jogo é completar linhas. Por isso, é importante sempre priorizar o encaixe das peças de forma a formar linhas completas.
  2. Mantenha a calma: o Tetris pode ser um jogo estressante, mas manter a calma é fundamental para conseguir pensar com clareza e tomar decisões acertadas.
  3. Planeje antecipadamente: como as peças são sorteadas aleatoriamente, é importante pensar antecipadamente nas possíveis jogadas e como encaixar cada peça.
  4. Use as paredes: as paredes do campo de jogo podem ser uma ótima ajuda para encaixar peças em posições difíceis.

Sim… sou fã de Tetris há anos e ainda me diverte horrores.