Dia destes eu instalei o Trial do Dreamweaver CS3, soft que custa mais de 500 dolares… Mas só instalei mesmo pra matar a curiosidade de ver como ficou a primeira versão do Dreamweaver lançada pela Adobe (que comprou a Macromedia em 2005.)
A primeira coisa que realmente me impressionou (não que tenha sido uma boa impressão) foi o tamanho do pacote de instalação e o espaço que era necessário em disco pra se instalar o soft.
Comparando com as versões anteriores, o aumento no tamanho do instalador é algo bastante considerável… Enquanto o Dreamweaver 8 tinha um instalador de quase 60MB, o Dreamweaver CS3 possui quase 290MB. Sinceramente, não acho que exista justificativa pra tudo isto…
Admito que olhei muito rapidamente e que não me aprofundei o bastante. Mas não vi nenhuma grande novidades no software em sí. Esperava ver algo mais consistente em relação ao CSS, mas só percebi uma forte integração com o Framework de AJAX que a Adobe já trabalha a algum tempo, o Spry. É o que me parece ser ‘a grande novidade’… Mas no final das contas, é só um monte de firulas em javascript. E existem muitas outras opções de frameworks para Ajax.
Menus do Spry dentro do Dreamweaver
A interface não é muito diferente das versões anteriores, e as funcionalidades aparentemente também não mudaram muita coisa.
Além de consumir mais espaço em disco do que eu esperava, ele também está consumindo muito mais processamento do que eu pensava que um ‘simples editor de html‘ deveria consumir.
Percebi que muita coisa “extra” foi instalada junto com o Dreamweaver sem que eu fosse notificado. Listando: Adobe Device Central CS3, Adobe Bridge CS3, Adobe ExtendScript Toolkit 2, Adobe Extension Manager CS3. Destes, só mesmo o Extension Manager eu talvez tivesse algum interesse de manter instalado.
Os softs que foram instalados…
Como não era mesmo minha idéia voltar a usar o Dreamweaver. Eu tratei logo de liberar meu espaço em HD e dar o devido sossego ao meu processador…
Sinceramente, existem softwares menos custosos pra se trabalhar com desenvolvimento web (html, javascript e css):
- Aptana (Windows, Linux e Mac OS X);
- TopStyle;
- HomeSite;
- Edite Plus;
- Bluefish;
- Quanta Plus;
- PSPad;
- NotePad ++;
- TextMate;
- CSSEdit;
- E pra fechar, uma dica de ultima hora que o Zuardi mandou, o Coda.
2 replies on “Pseudo Review: Dreamweaver CS3”
Essa de pseudo review é nova para mim 😀
Mas apenas acrescentando mais um editor de código eu te sugiro dar uma olhada no Geany.
Ele tem roda em :Linux, FreeBSD, NetBSD, MacOS X e Windows. E parece ser bem leve (além de open e free).
Peguei essa dica do Marcelo Andrade lá na Arqhp.
Pelo menos pelo que deu pra ver nos ScreenShots, parece ser Show de bola este Geany.