Inspirado numa postagem que vi no LifeHacker, um rápido estudo do custo silencioso de se ter no Brasil um Playstation 5 no início de 2024.
O console?
O PlayStation 5 já está por aí há mais de três anos. Com seu preço variando entre uns 3600 e uns 3900, a depender se você foi de Edição Digital ou não). Sim, é muito dinheiro, mas um PC gamer facilmente pode custar mais que isto.
Entretanto, não dá pra fechar os olhos… Ainda temos que considerar os gastos extras, como controles adicionais, upgrades de armazenamento, um headset e, é claro, os próprios jogos. Vamos analisar todos esses custos para descobrir quanto realmente custa ser dono de um PS5. Isto posto, vamos lá:
Outro DualSense™?
Enquanto nos Estados Unidos, um controle DualSense™ extra custa 70 dólares, no Brasil encontramos o complemento para quem quer jogar com mais alguém pessoalmente por cerca de 420 reais. (valores de Fevereiro de 2024!)
Upgrade de espaço?
A Sony tem requisitos bem específicos para um bom upgrade de armazenamento. Não é qualquer unidade M.2 SSD que vá dar conta, e uma boa opção é unidade de 1Tb da Wester Digital. Nos estados Unidos, cerca de 110 dólares. Mas, no Brasil, sai por mais de 750 reais. (valores de Fevereiro de 2024!)
Um bom headset?
Para ter um pouco de privacidade e para não acordar toda a casa enquanto vara a madrugada jogando, sempre é interessante ter um bom headset. Fora do país, uns 100 dólares. Mas aqui em Pindorama, batemos uns 480 reais. (valores de Fevereiro de 2024!)
Uma assinatura na PSN?
Sempre é interessante ter acesso ao acervo que a Sony disponibiliza. Mesmo que nem sempre tenhamos tempo o bastante para desfrutar deste acervo. A assinatura intermediária (há três opções) nos Estados Unidos a anuidade custa 135 dólares. No Brasil, a mesma anuidade sai por 475 reais. (valores de Fevereiro de 2024!)
Um carregador de DualSense™?
Pode parecer um luxo… Um supérfluo… Ok! (é!), mas um carregador é um acessório bem oportuno e conveniente para quem não quer deixar o console em standby apenas para recarregar o controle. Fora do país, custa uns 30 dólares. Mas aqui em Pindorama, sai por uns 200 reais.
Um bom jogo?
Não basta ter o hardware, é preciso um bom software pra que a experiência seja satisfatória. Os “Jogos Exclusivos” (que depois saem em PC) da Sony para o Playstation 5, geralmente são lançados por uns 70 dólares. Mas, um Marvel’s Spider-Man 2 por exemplo, no Brasil está por uns 340 reais.
Botei estas infos numa planilha. E este post aqui é muito mais um lembrete pra se pensar nos custos acessórios de uma compra. Sim, em Julho de 2023 eu comprei um Playstation 5. (foi R$3775,42 numa promoção da Kabum!)
4 replies on “O custo real de um Playstation 5”
E sem contar que uma boa TV para aproveitar melhor os jogos pode custar o valor do aparelho ou mais!
Bem neste espírito…
[…] o raciocínio do que colocamos aqui sobre o custo de se ter um Playstation 5, faz sentido (e teve gente pedindo) fazer a mesma coisa para o XBOX. Mesmo que eu – pessoal e […]
[…] é uma terceira parte de um raciocínio que começou falando do Playstation 5, continuou falando do XBOX e acaba aqui, falando do Nintendo […]