Na semana passada, em uma lista de discussão, passei a notícia de que o Box de Matrix em Blu-ray virá dentro de réplica da nave Nabucodonosor. (ver vídeo abaixo)
A conversa descambava para o perfil consumista de quem se dispõe a ter várias versões do mesmo produto, quando o Irapuan soltou uma idéia que faz bastante sentido:
Tem uma história fantástica do Lobo Solitário que me ensinou muito sobre design e agregar valor.
Pois bem.
Logo Solitário é o samurai Ogami Ittō, no século XVIII senão me engano, que foi vítima de um ardil, perdeu seu posto de executor do xogum e sua esposa, então grávida, foi assassinada. Ele tomou o filho recém-nascido e jurou vingança, tornando-se matador de aluguel.O bacana do mangá é que ele é absolutamente sério e dramático, não tem aqueles mangálóides de olhos gigantescos. Esse a gente lê sem ficar constrangido.
Exímino manejador da espada, certo dia ele é contratado para matar um fabricante de armas de fogo. Espada contra rifles? Ele aceita e graças a sua astúcia, consegue dominar o armeiro. Este pede clemência para legar a “senda das armas” aos seus discípulos, antes de morrer.
Ao fazê-lo, revela que sabe quem encomendou sua morte: Os armeiros concorrentes. Eles sabiam que ele estava progredindo na criação de um “rifle de repetição”. E os criticou, pois o único avanço que eles desenvolveram para as armas foi orná-las com desenhos ou detalhes em marfim e prata, mantendo o mecanismo sem evoluir, mas ainda assim, cobrando preços astronômicos pelas armas.
No fim, ele dá o legado ao aprendiz mais novo. Os demais aceitam resignadamente. O armeiro então surta, dizendo que o fez só para expor que os seus discípulos estavam também a soldo destes armeiros concorrentes e que qualquer um que herdasse os projetos de seu rifle, os três iriam ganhar.
Então ele saca a arma e mata a todos. E dá a arma ao Lobo Solitário, antes dele o executar.
Moral da história:
Não adianta ornar, se o conteúdo é o mesmo.
É pra se pensar bem no assunto… Até onde o ‘sentimento de posse’ influencia a Experiência do Usuário, independente de outros fatores mais racionais?
One reply on “Design, The Matrix e Lobo Solitário.”
Logo Solitário ? … hmm.. Logo ? … hmmm….