A abordagem de Design de Experiência de Usuário (UX Design) surgiu nas décadas de 1990 e 2000, e tem como objetivo criar sistemas e produtos que proporcionem uma experiência satisfatória e positiva ao usuário. Isso inclui considerar aspectos como usabilidade, acessibilidade, desempenho, confiabilidade, desejabilidade e emoções.
Exemplos de produtos e sistemas que foram desenvolvidos nesta época incluem a Apple iPhone, o Amazon.com, o Google Maps e o Dropbox. Esses produtos foram projetados para serem intuitivos e fáceis de usar, e foram projetados com as necessidades e desejos dos usuários em mente. O resultado foi uma experiência de usuário satisfatória e positiva, que levou ao sucesso desses produtos e sistemas.
Alguns dos principais autores e pensadores nesta área incluem Don Norman, Jared Spool e Jakob Nielsen. Eles argumentam que o design deve ser centrado nas necessidades e desejos do usuário, e que a tecnologia deve ser usada como uma ferramenta para satisfazer essas necessidades. O UX Design também se concentra em criar soluções intuitivas e fáceis de usar, o que leva a uma melhor experiência de usuário e a uma maior satisfação geral com o produto.
Uma coisa que não posso deixar de apontar é que a Experiência de um determinado usuário é fortemente impactada/moldada pelo repertório (numa compreensão ampla de repertório) do próprio usuário. As suas vivências individuais e ‘experiências de vida’ com os artefatos e com a cultura de maneira geral.
Isto, por si só, já torna o conceituar de uma atividade “Projetar Experiências” passível de olhares mais críticos. Ou torna o “rótulo” utilizado, na melhor das hipóteses, questionável.
One reply on “Design de Experiência de Usuário”
[…] em cima destes cinco planos seria possível construir uma experiência de usuário coesa e bem-sucedida. Bem fácil encontrar mais material detalhando sobre tudo isto na […]