As etapas metodológicas geralmente vistas numa abordagem mais próxima ao Design Centrado no Usuário (UCD, User-Centered Design) são constituídas por métodos e técnicas que naturalmente variam conforme as demandas do projeto em pauta, assim como em função das preferências dos profissionais que conduzem o processo. Entretanto, o encadeamento e o desenho das etapas projetuais, em geral, incluem:
-
Exploração e entendimento do problema/contexto.
- Compreender o usuário: coleta e análise de dados sobre os usuários e suas necessidades para informar o projeto.
- Definir adequadamente do problema: identificação clara e precisa dos problemas que precisam ser resolvidos para atender às necessidades dos usuários.
-
Geração (e seleção) de alternativas/soluções.
- Propor soluções: geração de ideias/soluções que atendam às necessidades dos usuários
-
Testes e refino da solução proposta.
- Testar a solução: validação da solução com os usuários para garantir que ela satisfaça suas necessidades e desejos.
- Refinar a solução: aprimoramento da solução com base nos resultados do teste e na análise do usuário.
-
Repetição do cíclo.
- Considerando a proposição iterativo incremental da própria abordagem metodológica.
Em cada uma das etapas é possível aplicar os mais variados métodos e/ou técnicas, visando conseguir atingir os objetivos de cada etapa. Estes métodos e técnicas podem ser os mais variados, como, por exemplo: Entrevistas, Questionários, Observações, Análises, Personas, Brainstorming, Testes de Usabilidade, etc.
O objetivo geral do UCD é garantir que as necessidades dos usuários estejam no centro de todas as decisões de design e que a solução final seja efetivamente projetada para eles.
Em função da característica iterativo incremental da abordagem, estas etapas podem/devem ser repetidas várias vezes durante o processo de design, conforme necessário, para garantir que a solução final atenda às necessidades do usuário.