Categories
XBOX

O custo real de um XBOX

Sim, há custos acessórios também para os consoles da Microsoft™ que precisam ser considerados.

Seguindo o raciocínio do que colocamos aqui sobre o custo de se ter um Playstation 5, faz sentido (e teve gente pedindo) fazer a mesma coisa para o XBOX. Mesmo que eu – pessoal e particularmente – prefira evitar qualquer coisa que tenha relação com a Microsoft™.

O console?

E lá vou eu ter de parar o que estava fazendo, pra primeiro entender a confusão que é a linha de produtos sob o guarda-chuva da marca XBOX.

Vejam bem:

Por 299,99 dólares, temos o XBOX Series S. A versão mais barata, sem leitor de discos e resoluções mais modestas (1440p no melhor cenário) que a versão Series X (que vai até 8k).

Desembolsando os “modestos” 449,99 dólares, temos o XBOX Series X. CPU e GPU melhores, o leitor de discos, mais memória RAM, mais memória “de disco”, a resolução que supostamente vai até os 8k como apontamos há pouco… Não custa lembrar que não é toda TV que vai chegar nestes 8k.

São dois hardwares bastante distintos dentro da mesma geração, o que contrasta um bocado quando pensamos no que as concorrentes (Sony e Nintendo) oferecem. Não vou dedicar nem um segundo de meu tempo para analisar como este mix de produtos performa no mercado e/ou na cabeça do consumidor. Ok? Sem tempo…

Um segundo controle?

Para sermos justos com o colega que vem jogar na nossa casa, também incluímos os custos de um segundo controle. 50 dólares fora do Brasil.

Precisa ter mais espaço?

Também vamos incluir aqui os 149,99 USD de um SSD de expansão. ok?!

Um bom headset?

Da mesma forma que raciocinamos anteriormente, é justo incluirmos aqui também os custos para se ter um bom headset gamer, certo? Pra ele, precisaremos separar no orçamento mais uns 90 dólares.

Um plano de assinatura?

Da mesma forma que há uma Playstation Network (PSN) para o ecossistema da Sony, a Microsoft também tem seu próprio esquema, o XBOX Game Pass.

Dentro dele, a quantidade de modelos/formas de assinar o serviço, também é muito mais complexa/complicada que a oferecida pela Sony, pois há como utilizar o serviço em um leque de hardwares muito mais largo que apenas os dois consoles que citamos há pouco. É possível usar com PCs, Celulares/Tablets, Smart TVs e até com Óculos/Headsets de VR. Imaginem o tumulto… Mas, pelo menos, os valores cobrados não são altos: 10 dólares ao mês para a “versão PC” e 17 dólares para a “versão Ultimate“.

Carregador e Cabo USB-C?

As vezes é importante ter a possibilidade de manter o controle carregado por mais tempo. Pra isso, é comercializado uma bateria externa com a id visual do XBOX e que acompanha um cabo usb. Custo de 25 dólares na gringa.

Um bom jogo?

E pra fechar a conta, um jogo “triplo A”, justamente pra não ficar apenas apreciando a beleza estética do console e parafernália de acessórios. O jogo escolhido para figurar aqui é Starfield, 70 dólares na versão mais simples.

Botei também estas infos todas numa planilha. E novamente este post aqui é muito mais um lembrete pra se pensar nos custos acessórios de uma compra.

Sim, nunca comprei um XBOX e não há a menor probabilidade de acontecer algo parecido… Não gosto mesmo das coisas feitas pela Microsoft™. Faz décadas!

PS: Alias… Gosto um bocado dos teclados e mouses. 😉

One reply on “O custo real de um XBOX”