Categories
Nerdice

Nerdice pouca é bobagem…

Como se já não bastasse ter a cara de nerd, tem de fazer coisas dignas dos mais ferrenhos nerds. Há anos sou um feliz proprietário de uma série de traquitanas tecnológicas que uso para trabalho e entretenimento. Nestes últimos dias, precisei fazer um considerável upgrade

Enquanto morava na casa dos meus pais, usava para a rede sem fio um barato Intelbras WRN 240 cujo firmware foi substituido pelo – muito mais interessanteDD-WRT, ligado no modem da GVT e um – mais antigo, porém mais bonitoLinksys WRT160n, também rodando um firmware DD-WRT atuando como estação repetidora do sinal wi-fi.

wrn240
WRN 240 da Intelbras.


WRT160N_Photo01
WRT 160 N da Linksys.

Isto dava conta de prover rede para todos os “dispositivos” da casa (3 iPhones, 2 iPads, 2 Samsung Galaxy ACE, 1 Notebook Toshiba, 2 MacBooks, 1 Mac Mini, 2 SmartTV (uma Panasonic e uma LG), um Playstation 3 e uma AppleTV.) colocando acessível para todos os conteúdos de 2HDs de 1.5TB que tinha dentro de um – também antigo – NAS 200 da Linksys.

NAS200
NAS 200 da Linksys.

Na época em que comprei o NAS 200, ele já não era mais o “top de linha” ou mesmo o mais recente do mercado em termos de network storage system, mas era o que o orçamento podia dar conta. O maior pecado (ou o único, que de fato incomoda…) é que a sua porta Ethernet é de apenas 100 Mbit/s. Mas como os roteadores também eram do mesmo “naipe“, desencanei. Por longos anos (4? 5?) esta configuração me resolveu… Então o espaço acabou e precisei aumentar o espaço disponível com novos dois HDs de 2TB. :/

NAS-lotando

Foi quando o gargalo da porta Ethernet se mostrou um grande pesadelo… Levei praticamente duas semanas inteiras de Julho (férias!?) efetuando um backup do conteúdo destes dois discos para os novos. Uma tortura…

No processo, descobri – da pior forma possível – que transferências muito grandes e de uma só vez consumiam completamente os poucos recursos (processamento e ram) do NAS 200, fazendo com que o processo de transferência fosse ficando ainda mais penoso e lento. Mas isto é uma característica do modelo…

backup-lento

Agora, num novo aptº, o modem da GVT ficou na casa dos meus pais e por aqui, junto com os serviços da NET/Virtua (única operadora com disponibilidade para o novo endereço) chegou um Cisco DPC 3925. Wi-fi e Cable Modem num aparelho só… Nunca gostei desta idéia.

modem_DPC3925
DPC 3925 da Cisco.

Como o novo aparelho não segurava a rede Wi-fi com cobertura decente para todo o aptº, parti para a solução da repetidora utilizando o conjunto dd-wrt + wrt 160 n. Depois de um par de dias com tudo funcionando aparentemente bem, chegou o final de semana… Simplesmente não conseguia repetir tarefas “simples” que antes eram triviais. Com o mesmo equipamento do antigo aptº, agora era uma tarefa impossível assistir na Apple TV um vídeo (utilizando o Air Video HD, que recomendo…) que estivesse no NAS e com o Mac Mini trabalhando de servidor.

airVideoHD

Depois de muitas horas perdidas tentando identificar a origem do problema, num “ato de desespero” resolvi configurar uma rede nova, do ZERO. Ignorando (desligando na verdade…) completamente os recursos de wi-fi do modem-roteador DPC 3925 e utilizando apenas o velho WRT 160 n, fiz uma nova rede local que está funcionando muito bem. Melhor que a rede wi-fi que o DPC 3925 consegue oferecer… E por alguns dias, esta nova rede ficou sem derrubar nenhum dos dispositivos conectados, sem lentidão inexplicáveis, etc. Mas ainda não está perfeito.

Nesta última semana, fiz um novo upgrade… Comprei um novo roteador Linksys AE4500, com portas Ethernet mais rápidas e dual band. Logo depois me apareceu um Linksys E900 muito, muito barato. Também comprei e estou usando como repetidora do AE4500 no lugar (as vezes, em conjunto) com o WRT160n.

EA4500a


EA4500b
O EA4500, dual band e tudo mais…

Também peguei uma nova Apple TV (pra não ter de ficar levando do quarto pra sala (e de volta) a antiga) e um novo NAS, o DNS-320L, também com portas ethernet mais rápidas. Nele, estou utilizando os 2 HDs de 1.5TB que ainda tenho por aqui. Vejamos como fica o cenário…

dns320l


dns320lb
O DNS-320L.


dns

Sim… eu sei…
Nerdice pouca é bobagem…


O problema com a rede sem fio instável aparentemente está melhor, mas ainda encontro situações em que só o reboot das repetidoras faz a coisa funcionar da maneira correta. A verdade é que o prédio aqui está saturado de redes wifi. Interferência pouca é bobagem.

Screen Shot 2014-04-01 at 9.29.43 PMScreen Shot 2014-04-01 at 9.29.47 PM

Mas isto é uma coisa pra dedicar meu tempo depois, no ano que vem… Agora, estou de “recesso”!

2 replies on “Nerdice pouca é bobagem…”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.