Categories
Design

Design de Sistemas Interativos

O Design de Sistemas Interativos é uma abordagem do Design de Interação que surgiu nos anos 1960 e 1970. Essa abordagem enfatiza o projeto de sistemas interativos que melhor atendam às necessidades dos usuários, considerando as interações entre os usuários e os sistemas. O objetivo é criar sistemas intuitivos, fáceis de usar e que sejam eficazes na solução de problemas.

Os autores relevantes para essa abordagem incluem Ivan Sutherland (conhecido por ter desenvolvido o primeiro sistema de exibição gráfica interativo, o Sketchpad, que permitia que os usuários desenhassem e manipulassem gráficos em uma tela.), Douglas Engelbart (um dos inventores do Mouse), J.C.R. Licklider (conhecido por ter desenvolvido o conceito de interação humano-computador, que foi fundamental para o desenvolvimento de sistemas interativos.), e Alan Kay.

Esses pesquisadores foram os primeiros a explorar a criação de sistemas interativos e a importância de projetar sistemas com base nas necessidades dos usuários. Eles desenvolveram conceitos como interfaces gráficas de usuário, hipermídia, e redes de computadores, que ajudaram a moldar o que hoje conhecemos como sistemas interativos.

O Design de Sistemas Interativos foi influente na evolução da tecnologia da informação e no desenvolvimento de novos conceitos em projeto de sistemas interativos. A abordagem foi fundamental para a formação do campo da Interação Humano-Computador e ainda é relevante hoje em dia, já que muitos dos conceitos e tecnologias desenvolvidos nessa época ainda são utilizados em projetos de sistemas interativos modernos.

Uma lista de autores relevantes para Design de Sistemas Interativos inclui os seguintes nomes:

  1. Don Norman – cientista da computação e designer, é conhecido por sua contribuição à teoria do Design Centrado no Usuário.
  2. Jakob Nielsen – especialista em usabilidade e acessibilidade, é conhecido por seus estudos e pesquisas sobre interação humano-computador.
  3. Alan Cooper – designer de interação, é conhecido por sua abordagem de design de interação baseada em personas e pela criação do método de Design Centrado nas Tarefas.