Categories
Nintendo

O custo real de um Switch

Este é uma terceira parte de um raciocínio que começou falando do Playstation 5, continuou falando do XBOX e acaba aqui, falando do Nintendo Switch.

Os consoles?

Há várias “versões” deste console. A primeira a ser lançada o Nintendo Switch “original” hoje custa 300 dólares e foi lançado em 2017, mas só foi oficialmente comercializado no Brasil a partir de 2020.

O diferencial que a Nintendo trouxe para este aparelho foi a versatilidade de poder funcionar como um console desktop, ligado na TV e também como um console de mão, como seus tradicionais GameBoys de décadas passadas.

Além da possibilidade de adquirir os jogos por meio digital, ele conta com jogos comercializados em Cartuchos (que podem possuir até 64GB) um tipo diferente de mídia se compararmos com os concorrentes Playstation e XBOX.

O Nintendo Switch Lite foi lançado mundialmente em 2019. Diferente do seu irmão mais robusto, o Lite mira numa experiência de consumo focada no “console de mão” deixando de lado da possiblidade de conexão via dock na TV, ele chega com um preço mais em conta. Hoje custa 200 dólares.

Já o Switch OLED, custando hoje 350 dólares, chega como uma atualização tecnológica do primeiro Switch. Como seu próprio nome indica, uma nova tela de OLED e mais espaço de memória interna (agora 64GB) são os diferenciais mais evidentes.

Precisa de outro controle?

Não dá pra dizer que podemos aplicar o mesmo raciocínio que aplicamos ao XBOX e ao Playstation pois o Switch “clássico” e o OLED já trazem consigo dois controles que permitem jogar com um amigo, presencialmente. Mas, mesmo assim, dá pra articular uma justificativa para se gastar mais um troco num Joystick Profissional, que custa 70 dólares fora do brasil.

E sobre Upgrade de Espaço?

Abaixo vemos as configurações de memória interna dos aparelhos:

Sim, além da memória interna dos aparelhos, é possível expandir a capacidade utilizando cartões MicroSD. Para nossa contabilidade, mesmo sabendo ser possível colocar cartão de 2TB, optamos por um cartão MicroSD de 512GB, custando 60 dólares.

Um bom headset?

Como é possível utilizar bons headsets bluetooth com o Switch, não vamos passar muito tempo analisando competidores com conexões via cabo e/ou via usb, ok?

Na faixa de 80 dólares há coisas muito interessantes, como o G435 da Logitech:

Uma conta na Nintendo Switch Online?

Em essência modelo de negócio da Nintendo™ é semelhante ao que vimos com a Microsoft™ com o XBOX e da Sony com a PSN.

O serviço da Nintendo Switch Online, é comercializado em dois “pacotes”. Um básico, com anuidade de 20 dólares e outro com pacotes adicionais (com jogos de Nintendo 64, Game Boy Advance, SEGA Mega Drive e outras coisas) por 50 dólares/ano.

Um bom jogo?

E pra figurar como “o jogo” escolhido, temos o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. E ele custa 70 dólares na versão mais simples e física. Há uma versão “Edição de Colecionador”, por 130 dólares. Mais informações, aqui.

Novamente estas infos todas estão numa planilha. E mais outra vezes, este post aqui é muito mais um lembrete pra se pensar nos custos acessórios de uma compra.

Sim, ainda não comprei um Switch (nem OLED, nem normal e nem Lite) e não há a previsão de acontecer algo parecido… Pelo menos por enquanto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.