Categories
Video-Game

Há novidades no universo Retrô.

Há uma cena acontecendo e nela há coisas bem legais.

No mundo dos videogames, o retrô nunca sai de moda. Com uma mistura nostálgica e inovação, desenvolvedores independentes estão trazendo novas experiências para plataformas clássicas como o Game Boy e o Game Boy Color. Essa tendência não é apenas uma homenagem à era dourada dos jogos portáteis, mas também um desafio técnico que encanta tanto criadores quanto jogadores.

Tecnologia por trás do Retrô

Até algum tempo atrás, para se desenvolver jogos para hardware antigo era necessária uma compreensão profunda da tecnologia da época. E utilizar as ferramentas que estavam disponíveis naquela época. Recentemente, isto mudou um pouco.

Com o surgimento de ferramentas como o GB Studio com uma abordagem mais acessível e moderna, visando tornar um pouco mais tranquila a vida de quem se interessar pelo desenvolvimento de jogos para estes hardwares. Mas vamos falar mais e melhor sobre essa (e outras ferramentas), noutra oportunidade.

Jogos em destaque

Sobre o Retro Otrop nós falamos anteriormente. Trabalho, desde já, espetacular que ainda está em desenvolvimento!

Hoje, sem tanta profundidade, aponto para outros outros jogos retrô, que se destacam no cenário atual.


O jogo The Machine (GB e GBC) é ambientado em uma máquina gigantesca sobre trilhos, que representa um pesadelo socioeconômico.

O cenário do jogo envolve questões socioeconômicas e intrigas políticas, como eleições entre diferentes classes que vivem dentro da máquina. Esses elementos indicam uma exploração de temas como desigualdade e poder, refletindo sobre como as escolhas do jogador podem influenciar os eventos dentro dessa sociedade distópica.


Em The Mayor of Sanctuary (GBC), por sua vez acompanhamos, Yuu, o protagonista, que acaba de se aposentar quando uma série de eventos sobrenaturais assola a cidade de Anzen. Espíritos invadiram o local, o sol está ausente há três semanas, e a nova prefeita se isolou na mansão, recusando visitas.

Com o caos instalado e a liderança inacessível, cabe a Yuu, apesar de recém-aposentado, sair da inatividade para encontrar uma solução para os mistérios e ameaças que comprometem sua cidade.

Por que essa tendência?

O apelo dos jogos retrô vai além da nostalgia. Eles oferecem uma pausa na superestimulação visual e complexidade dos jogos modernos – e também uma pausa dos dispositivos hiperconectados – voltando às raízes do que torna os jogos divertidos: uma boa história, desafio e jogabilidade direta. Mas, obviamente, como já não é mais a primeira vez que esbarramos nisto, cabe mais estudo em tudo isso.

O futuro dos jogos Retrô

Com a popularidade em alta e o suporte da comunidade, a cena de desenvolvimento de jogos retrô está próspera. Grupos de desenvolvedores e competições dedicadas a jogos retrô ajudam a manter o interesse vivo, promovendo um ambiente de criatividade e inovação contínua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.